Marketing Digital: Tudo o que estava faltando para alavancar o seu negócio

marketing-digital-09

O Marketing Digital já faz parte da vida de qualquer pessoa com acesso à Internet, e agora é difícil imaginar como seria viver em um mundo sem ela, não é mesmo?

Apesar de ter surgido há pouco mais de 20 anos, essa vertente do Marketing revolucionou a maneira como empresas comunicam com os consumidores.

Mas afinal, o que é marketing digital?

Resumidamente:

O marketing digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.

E, com a internet a cada dia mais presente na vida de todos, o marketing digital trabalha com as principais maneiras que as empresas tem para se comunicar com o público de forma direta, personalizada, e no momento certo.

Apesar de diversas modalidades de marketing só serem adotadas por grandes empresas, o marketing digital é disponível para empresas de todos os portes, pois não precisa de muito orçamento para gerar ótimos resultados.

Ainda resta alguma dúvida de que o Marketing Digital é uma das modalidades mais importantes de marketing atualmente?

web-evolution

Web 1.0 x Web 2.0: a evolução do Marketing Digital

As vantagens do Marketing Digital

Não é à toa que o marketing digital está crescendo tanto.

Um dos principais motivos é que temos cada vez mais pessoas conectadas à Internet, deixando a TV e o radio em segundo plano. Mas além disso, o marketing digital tem várias vantagens, como:

1. Comunicação:

O marketing tradicional — aquele feito fora da Internet, com outdoor, TV e Rádio — não permite que os consumidores se comuniquem facilmente com as empresas sobre o que acabaram de ver.

Já esse o marketing digital possibilita a comunicação entre empresas e consumidores de forma fácil, 24 horas por dia e muitas vezes em tempo real.

2. Alcance Global:

No mundo virtual qualquer empresa pode ter alcance global, já que não existem distâncias a serem percorridas e nem limites geográficos.

3. Interatividade:

Uma das grandes vantagens do marketing na internet é que ele fica mais interativo, deixa de ser uma via de mão única. Com a comunicação deixando de ser unilateral várias possibilidades se abrem e agora as empresas podem criar interações ricas com seu público.

4. Dados:

Além de você chamar mais a atenção do consumidor, toda vez que ele interage com uma ação de marketing, você consegue informações sobre ele, o que podem ajudar a empresa a entender melhor sua buyer pesona (quem compra de você) e criar ações cada vez mais eficientes.

5. Segmentação:

Com a quantidade de dados que você consegue usando o marketing digital, é possível fazer investimentos de marketing extremamente direcionados para seu público-alvo.

6. Tempo real:

Como o marketing digital tem como base a Internet, tudo pode ser acompanhado em tempo real. Os profissionais de marketing podem se adaptar rapidamente de acordo com a performance de uma campanha, evitando desperdiçar dinheiro em algo que não está funcionando.

Os vários canais do marketing digital

Assim como o marketing tradicional, o marketing digital possui centenas de ferramentas, canais e formatos que podem ser utilizados para se alcançar os resultados desejados.

Seguem abaixo algumas das estratégias e ferramentas que todo profissional deve conhecer para entrar nesse mercado:

1. Blogs

O blog é um dos canais mais importantes do marketing digital.

Por meio dele, sua empresa tem a possibilidade de estabelecer autoridade no mercado, conectar com seu público e, principalmente, transformar visitantes do seu blog em possíveis clientes.

Além disso, criar um blog requer poucos recursos financeiros e pode ter um retorno muito grande para você.

2. Mídia Display / Ad Networks

A mídia display é o formato mais tradicional de se fazer marketing digital, basicamente são aqueles famosos “banners” e outros anúncios gráficos que vemos em vários sites por aí, principalmente portais.

Aos poucos a mídia display foi evoluindo e surgiram as Ad Networks, que são redes centralizadas que distribuem os anúncios em vários sites distintos, sem a necessidade do anunciante negociar com vários veículos distintos.

Hoje existem vários tipos de Ad Networks, algumas mais corporativas, outras de nicho e, claro,o o AdSense, provavelmente a maior do mundo, totalmente self-service.

3. E-mail

O marketing por e-mail continua firme e forte e é, de longe, um dos nossos canais favoritos, pois é um canal de contato direto com o assinante para enviar um conteúdo para sua caixa de entrada.

É claro que, assim como a mídia display o uso de e-mail como estratégia de marketing evoluiu muito com o tempo.

4. Native advertising (publicidade nativa)

A publicidade nativa é relativamente recente na Internet, e ganhou muita força depois que as mídias display começaram a perder eficiência e com o crescimento do marketing de conteúdo.

Native advertising é uma publicidade no formato “nativo” do site em que ela se encontra. O crescimento da publicidade nativa é muito associado ao fato de que o público já não tem muita paciência para ser interrompido enquanto consome seu conteúdo e na Internet é muito fácil ir buscar esse conteúdo em outro lugar, diminuindo a eficiência dos formatos tradicionais.

5. Redes Sociais

As redes sociais mais utilizadas hoje em dia são o Facebook, Twitter e Instagram.

Enquanto cada uma delas possui um formato diferente, o objetivo das marcas que estão presentes nestas plataformas é o mesmo: promover conteúdo e se comunicar com sua audiência.

6. Marketing em Vídeos

Cada vez mais, usuários da Internet estão consumindo conteúdos em vídeo no lugar de conteúdos escritos.

A previsão é de que em 2017, 69% de todo o tráfego na Internet ocorra em plataformas de vídeo como o YouTube e Vimeo.

Criar materiais em vídeo pode ser uma boa estratégia pois este formato permite a divulgação de conteúdos dinâmicos, interativos e que comunicam uma mensagem de forma rápida.

Gostou? Conte com a nossa equipe para tirar o melhor proveito dessa nova tendência do marketing, e obtenha já resultados para o seu produto/negócio com o melhor custo-benefício!

 

 

Extraído de Rock Content / Imagens: Reprodução

Gostou? Compartilhe!